domingo, 7 de outubro de 2007

Releitura da obra de Velázquez - As Meninas

Justificativa da obra:

O autor provavelmente começa a fazer parte da vida familiar da realeza. È solicitado que faça uma pintura para imortalizar a filha do rei.
A pintura parte do momento em que o cenário começa a ser montado e a criança devidamente preparada como evento exige. Além das criadas que tem a função de manter a modelo impecável em sua aparência, são pintadas também duas pessoas uma freira e um padre que teriam a missão de manter a moral e a religiosidade que deveriam fazer parte de uma educação digna de descendentes da realeza da época.
O camareiro ao fundo parece assoberbado com a tarefa de providenciar todo o necessário para que tudo saia com perfeição. O anão, a anã e o cão parecem apenas observadores curiosos com os preparativos e a correria, sem terem uma missão especial para a situação.
O rei e a rainha estão em outro plano, afastados da cena, mas refletidos num espelho ao fundo da sala, observando e comandando segundo seus critérios de estética e como querem que saia o retrato pintado da filha.Diante de toda a euforia causada pela pintura, o autor acha interessante mostrar não o produto final, mas o que acontece nos bastidores. Nesta obra retratar os cuidados que são despendidos com a criança, futura herdeira do trono.



Um comentário:

Shirley disse...

Oi Cris!!!

Ficou muito legal a tua tela, tua obra de arte!!!
O colorido do quadro deixou a tela mais bonita ainda.Eu, também, comentei sobre o rei e a rainha que estariam no ambiente, refletidos no espelho.

Um Grande Abraço!!!
Shirley